Consórcio CIS-CAPARAÓ
Iluminação pública, transporte em saúde, consultas médicas especializadas e gestão de resíduos sólidos

CIS-Caparaó participa de oficina regional do Programa VISA-CIS

O Consórcio Intermunicipal Multissetorial da Região do Entorno do Caparaó (CIS-Caparaó) participou ativamente da oficina técnica do Programa VISA-CIS promovida pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, realizada na quinta-feira (26/06), no Cerimonial Green Ville. A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), tem como objetivo fortalecer e reorganizar as ações de Vigilância Sanitária.

O Consórcio Intermunicipal Multissetorial da Região do Entorno do Caparaó (CIS-Caparaó) participou ativamente da oficina técnica do Programa VISA-CIS promovida pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, realizada na quinta-feira (26/06), no Cerimonial Green Ville. A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), tem como objetivo fortalecer e reorganizar as ações de Vigilância Sanitária nos municípios por meio da atuação integrada dos consórcios intermunicipais de saúde.

O encontro reuniu representantes dos consórcios CISVERDE e CISCAPARAÓ, além de gestores municipais e profissionais da área de vigilância em saúde dos 34 municípios da região. A proposta da oficina foi construir, de forma coletiva, o plano de trabalho regional que orientará a execução do programa nos próximos anos. Para isso, foi adotada uma metodologia participativa, com trabalho em grupo e escuta qualificada das necessidades locais.

A presidente do CIS-Caparaó e Prefeita de Simonésia, Marinalva Ferreira, argumentou que, com “a integração entre os entes consorciados e o apoio do Estado, o programa deve contribuir significativamente para o fortalecimento das ações sanitárias na região, promovendo mais segurança e qualidade de vida para os cidadãos”.

A coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária da SRS Manhuaçu, Andressa Aguiar, ressaltou a importância do momento: “Sabemos das dificuldades enfrentadas pelos municípios, mas o Estado está investindo fortemente em estrutura e pessoal qualificado. Esta oficina é uma oportunidade estratégica para construirmos um plano executável e alinhado com as realidades do território”.

Representando a Secretaria de Estado da Saúde, Aline Álvares, da Coordenação de Simplificação de Serviços da Secretaria de Estado de Saúde, destacou a relevância da escuta ativa e da participação coletiva no processo de planejamento: “Vamos sair daqui com um plano que reflita verdadeiramente as necessidades dos municípios. O comprometimento das equipes regionais mostra que estamos no caminho certo”.

A atuação do CIS-Caparaó no evento reafirma o protagonismo do consórcio na articulação regional da saúde pública. Ao lado do CISVERDE, o CIS-Caparaó será um dos responsáveis pela execução das ações do VISA-CIS nas microrregiões de Manhuaçu e Carangola. O Secretário Executivo do CIS-Caparaó, Felipe Rodrigues Clemente, destaca a importância da atuação dos consórcios dos municípios. “A proposta é que os consórcios assumam o papel de coordenadores técnicos das atividades de vigilância sanitária, garantindo maior capilaridade, eficiência e qualificação nos serviços prestados à população”.